Menu

Bjarke Ingels, o primeiro empreendedor da ProjectHub está na nova série do Netflix

Criatividade, inovação e design. Esses são os principais elementos da série Abstract: The Art of Design, lançada pelo Netflix no último dia 10 de fevereiro. O documentário possui 8 episódios sobre designers visionários apresentando suas ideias, inspirações e processos criativos nas áreas de arquitetura, design de interiores e produto, cenografia, ilustração e fotografia, um deles nos encheu de orgulho, pois trata-se do primeiro empreendedor da nossa rede. 

hubfactsbjarke_fb_2

259012_10150663238480294_7874633_o

Atualmente, o dinamarquês Bjarke Ingels é um dos mais importantes nomes da arquitetura mundial. Seu escritório, o Bjarke Ingels Group (BIG), cria um impacto realmente incrível com seus projetos ao redor do mundo. Tanto que, no ano passado, foi escolhido para desenhar a nova sede do Google em Mountain View.

O que pouca gente sabe ainda é que Bjarke Ingels foi o primeiro empreendedor membro da ProjectHub. 

google_1

Baseado em Copenhague, o BIG vira de cabeça para baixo padrões e convenções da arquitetura, e combina possibilidades, aparentemente inimagináveis, de forma ousada, criativa e lúdica.

Entre seus projetos mais famosos, podemos citar o prédio VIA 57 West, em Nova York, e a Usina Amager Bakke, em Copenhague. O primeiro, um prédio em forma de pirâmide que desafia a floresta de torres retangulares em torno dele.

ny

O segundo, uma usina de reciclagem que funciona como uma pista de esqui em cima.

usina

Mas o que Bjarke tem a ver com a ProjectHub? A resposta é simples: tudo. Calma, a gente explica.

Entre 2009 e 2010, período em que viveu e estudou na Dinamarca, Lucas Foster conheceu Bjarke Ingels durante um evento internacional e fez um convite para que Bjarke viesse ao Brasil no ano seguinte. 

No ano seguinte, Bjarke ficou realmente interessado pelo momento econômico internacional que o Brasil vivia e confirmou sua vinda pra cá, no qual a ProjectHub foi a grande parceria do escritório BIG para viabilizar parceiras e conexões com universidades e investidores. 

Já por aqui, a palestra dada pelo arquiteto dinamarquês, em 2011, lotou o auditório da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Aquelas 2000 pessoas que viram a palestra eram apenas uma parte de uma demanda latente por ideias inovadoras.

A partir daí, Lucas ajudou Bjarke a criar uma base do escritório BIG em São Paulo. O BIG, então, fez o primeiro acordo de parceria com a empresa brasileira de engenharia consultiva Progen.

Foi assim que a ProjectHub conectou um empreendedor a um investidor pela primeira vez, mostrando o valor da criatividade e  o potencial de inovação de sua rede, que hoje conta com mais de seis mil empreendedores cadastrados e é reconhecida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e parceiro da ONU.

Para conhecer um pouco mais sobre a brilhante trajetória do primeiro empreendedor membro da rede ProjectHub,  descobrir como ele e outros designers e arquitetos pensam, e perceber como suas inovações impactaram a sociedade, basta acessar esse link.

Imagens: reprodução