Menu

Você sabe por que o MIT e a Universidade de Harvard se uniram?

Por Lucas Foster, Fundador e diretor executivo da ProjectHub

A resposta é para incentivar a criatividade.

Neste mês, uma ambiciosa união entre o MIT e a Universidade de Harvard transformará a cidade de Boston pelo segundo ano consecutivo por uma semana no maior Hub global de arte, ciência e tecnologia. Trata-se da HUB Week, da qual participei no ano passado a convite do MIT durante o lançamento do MIT SOLVE Network. 

Em uma iniciativa inédita, duas das três melhores universidades do mundo, irão celebrar juntas o espírito criativo de suas comunidades para inspirar mudanças globais. 

O resultado é um grande festival que ocupará as ruas da cidade com o que está sendo criado de mais disruptivo e inovador dentro dos laboratórios e salas de aula dos Campi por estudantes, professores e pesquisadores do mundo inteiro.

Com uma mistura efervescente de tecnologia, arte, robótica e cultura, uma série de experiências e eventos pretendem ampliar a compreensão do mundo sobre o papel da criatividade e da inovação na resolução de problemas globais como as mudanças climáticas e o futuro das cidades. 

Nomes importantes como Janet Echelman, Michael Sandel participaram da primeira edição e empresas como Google, Microsoft e Analog Devices estão engajadas nesta que promete ser a primeira "verdadeira celebração das grandes ideias e soluções mais ousadas que nascem do espírito criativo e da energia intelectual da nossa comunidade", afirmou um dos curadores da HUBWeek. 

Durante oito dias, eventos tomarão lugar nos campi, laboratórios, auditórios, cafés, estações de metrô, espaços de coworking e em mais uma centena de lugares.

O MIT - Massachusetts Institute of Technology será o âncora dessa programação com a realização do SOLVE, um programa que reúne pessoas e organizações convidadas ao redor do mundo engajadas no compromisso de buscar soluções para os problemas mais urgentes nos campos da saúde, educação, energia e meio-ambiente, infraestrutura e desenvolvimento econômico. Mais de 500 pessoas estão sendo aguardadas para o SOLVE, que tem como seu principal embaixador, o Presidente do MIT.

Entre os convidados estão pensadores, empreendedores, influenciadores, filantropos, investidores, pesquisadores e artistas "com mentes brilhantes e um desejo enorme de mudar o mundo, para desenvolver conexões significativas e participarem de diálogos interdisciplinares com foco na resolução de problemas globais", segundo J. Pontin do MIT TechReview.

No ano passado, como convidado do SOLVE e representando a comunidade de empreendedores criativos da ProjectHub, uma rede criada no Brasil para fomentar o ecossistema da Economia Criativa ao redor do mundo, escrevi diariamente para o HuffPost Brasil para compartilhar com vocês o que de melhor estava acontecendo por lá e mostrar o poder da criatividade para a resolução dos mais complexos problemas vividos por nós no Brasil.

Sempre acreditamos que a criatividade é capaz de mudar o mundo. E agora, fazemos parte de um grupo liderado pelo MIT e pela Universidade de Harvard que também acreditam. Muito orgulho.

Veja o vídeo aqui.