Menu

Como uma hackaton pode ajudar na procura de talentos na área de tecnologia

O jornal Valor Econômico fez uma publicação indicando que algumas empresas de tecnologia tem tamanha demanda por profissionais que decidiram fazer hackatons para recrutar os talentos mais adequados de uma só vez.

Foto: Vasyl Dolmatov

Para profissionais em busca de recolocação, a experiência de participar de uma hackaton envolve um ou mais dias de atividades com ideação, prototipagem, colaboração e até prêmios. Durante a hackaton, o recrutador, por sua vez, observa as características pertinentes à vaga e também o potencial do trabalho colaborativo de cada um, já que o foco é impactar a organização desenvolvendo soluções para questões do dia-a-dia ou de cunho estratégico.

Essa dinâmica de inovação aberta mostra que a área de Recursos Humanos também pode ser arrojada, principalmente para encontrar profissionais de alta performance em tecnologia, que se interessa por um ambiente de trabalho em que haja flexibilização de horário e possibilidade de trabalho remoto, bem como gestão horizontal e cultura organizacional. Para retê-lo, num mercado tão volátil e escasso como o da tecnologia, é importante oferecer desenvolvimento de liderança, feedbacks estruturados e por projetos.

Indicamos cinco oportunidades para quem quer participar de uma hackaton ou se inspirar na sua cultura:

  • A Campus Party sempre tem uma série de hackatons e já é possível comprar os ingressos para sua edição de fevereiro de 2019;

  • Em São Francisco, a Developer Week oferece interessantes oportunidades de hackaton, além de sua própria feira de oportunidades de trabalho, também em fevereiro;

  • 24 horas de hackaton no SXSW em março, na cidade de Austin (EUA);

  • O BlockCrypto ocorre em julho e deve anunciar uma hackaton em breve;

  • Na área jurídica, há o Global Legal Hackathon, cuja edição de 2018 reuniu 22 países simultaneamente. Para 2019, as inscrições estão abertas.