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Ter o DNA internacional em seu negócio é fundamental

LUCAS FOSTER

Se tornar um empreendedor no Brasil já não é fácil. É necessário considerar diversos pontos de atenção, mas, cada vez mais, o foco deixa de ser nacional e passa a ser internacional. Construir seu negócio com um DNA global é fundamental, já que seu negócio pode afetar não só brasileiros, mas também qualquer outra nação do outro lado do planeta.

Isso não deve ser uma preocupação, deve ser uma característica do seu negócio. Pensar no aspecto internacional é necessário uma vez que, com a globalização, países e culturas estão cada vez mais próximos. Além disso, possibilita uma expansão do seu mercado de atuação, abrindo um leque maior de oportunidades.

O mais interessante é que essa característica se aplica a qualquer setor, seja em agricultura ou em tecnologia. Muitos países sofrem de problemas parecidos com os que temos no Brasil, portanto, se o seu negócio procura resolver um problema do brasileiro, pode ser que chilenos ou argentinos também precisem dessa solução.

Usando de exemplo o ecossistema de economia criativa, que estamos mais inseridos, os grande pólos de desenvolvimento estão em países como Canadá, Dinamarca e Holanda. É importante estar preparado para o mercado de países como esses, que são completamente diferentes do brasileiro. Inclusive, se seu projeto não deu certo por aqui, ele pode dar certo por lá, é uma questão de entender sua posição e sua atuação em numa escala internacional.

A minha tentativa por meio da ProjectHub foi de criar uma comunidade no Brasil que esteja totalmente ligada e preparada para ter o DNA internacional em seus negócios. Não à toa, levamos empreendedores para eventos e campeonatos nos países que citei acima (Canadá, Dinamarca e Holanda) não só para ganhar mais um prêmio, mas para mostrar a potência dos empreendedores brasileiros e para expandir a noção internacional que todos devem ter. Missões como essa ajudam os empreendedores nacionais a entenderem a diferença de um país para o outro, e muitos entendem que, por exemplo, seu negócio de mídia tem aceitação melhor no Canadá do que no Brasil.

Falando por mim mesmo, tenho a noção expertise de mercado hoje graças às experiências que tive aqui e principalmente fora do Brasil. Na SOLVE Network, a convite do MIT, pude ter uma visão global dos desafios das nações e como resolvê-las. No Canadá e na Dinamarca, com a Creative Business Cup, tive contato com empreendedores do mundo inteiro com ideias totalmente diferentes e que resolviam desafios de seus respectivos países, mas que com certeza, teriam uma papel relevante no Brasil, por exemplo.

Abrindo um negócio aqui ou em qualquer país, o essencial é sempre pensar onde mais posso me encaixar como empreendedor, que países também precisam do meu produto. É importante nisso. Nem sempre os empreendedores terão essa visão, como eu disse, as experiências e oportunidades ajudam com a bagagem para tomar essas decisões. Mas procurar, comunidades, mentores ou especialistas que possam trazer essas informações, podem ser de grande ajuda nos primeiros passos do seu projeto.

Para saber mais sobre o mercado internacional e os principais pólos de economia criativa no mundo, acesse o site da ProjectHub.